_Tutores

Andrea Barata Ribeiro
Com três décadas de atuação, Andrea produziu mais de 60 filmes e séries. Seu trabalho inclui produções como “Cidade de Deus”, “Xingu”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “Marighella”, além de séries como “Irmandade”, “Pico da Neblina” e “Manhãs de Setembro”.
Reconhecida pela Variety como uma das cinquenta produtoras mais influentes do mundo, também é membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e jurada do Oscar. Atualmente, é sócia e produtora executiva da O2 Filmes.

Candela Figueira
Formada em produção e direção na Universidade de Belgrano e especializada em produção cinematográfica pela UCLA. Trabalhou em filmes como Sideways, Sr. & Sra. Smith e Homem-Aranha 3. Com a produtora Cronopia Films, dirigiu e produziu longas premiados internacionalmente. Após distribuir suas próprias obras com sucesso, fundou a Punctum Sales ao lado de Rosalía Ortiz, agência que trabalha em colaboração com diretores e produtores para projetar uma estratégia de festivais e distribuição adaptada especificamente para cada filme, garantindo que cada produção alcance seu público em todo o mundo.

Carla Esmeralda
Graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio, Carla tem uma atuação marcante desde os anos 80, impulsionando o aprimoramento e a qualificação profissional no setor audiovisual. Ela também teve uma passagem relevante pela área de patrocínio ao cinema, atuando no Banco Nacional e Unibanco de 1992 a 1998.
Ao longo de 45 anos, organizou mais de 100 edições de eventos que transformaram o audiovisual brasileiro. Seu trabalho focou no desenvolvimento de narrativas e na criação de negócios, sempre aproximando produtores de players nacionais e internacionais. Um de seus legados mais importantes são os laboratórios de roteiros, iniciados no Brasil em parceria com o Sundance Institute, que hoje celebram 29 anos e são conhecidos como Laboratório Novas Histórias - Programa Sesc e Senac São Paulo de Desenvolvimento de Roteiros.
Seu espírito inovador também se manifesta na co-criação do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI) com Carla Camurati, em realização desde 2003. Em parceria com a Bravi, ela concebeu o RioContentMarket (de 2011 a 2017) e adaptou seu formato para o Rio2C (2018 a 2020).
Em 2018, Carla expandiu sua atuação para a coprodução do documentário “A Última Abolição”, de Alice Gomes, junto à Gávea Filmes e em parceria com GloboNews, Globo Filmes e TV Escola. Atualmente, é sócia-diretora da Esmeralda Produções.

Daniel Dreifuss
Produtor de filmes como Nada de Novo no Front, vencedor de quatro Oscars e sete BAFTAs, Daniel é radicado em Los Angeles, nascido no Reino Unido e criado no Brasil. Ao tornar-se o primeiro brasileiro a produzir um filme vencedor do Oscar, ganhou também o prêmio Faz Diferença (O Globo, 2023).
Além de Nada de Novo no Front, produziu No (Chile, indicado ao Oscar), Sergio (Netflix), Ghosts of Beirut (Showtime) e foi jurado em Cannes, Zurique e diversos festivais internacionais.

Facundo Lema
Gerente de Talentos do IFFR Pro e membro do comitê de seleção do CineMart, é graduado pelo EAVE Puentes e também participou da Locarno Industry Academy.
Sócio da Imprudencia, produtora de curtas-metragens - entre eles Monstruo Dios, vencedor da menção especial do júri na Competição Oficial de Cannes em 2019. Fundador do The Short Film Lab, um programa de treinamento dedicado à distribuição de curtas-metragens.
Um dos mais importantes festivais de cinema do mundo, o IFFR tem como diferencial apoiar ativamente novos talentos do cinema através do seu mercado de coprodução CineMart, do Hubert Bals Fund, do Rotterdam Lab e de outras atividades da indústria.

Ilda Santiago
Carioca, Ilda é jornalista e cineasta, além de fundadora do Grupo Estação, um marco na exibição e distribuição de cinema de arte no Brasil. Ela também é cofundadora e diretora executiva de programação e projetos internacionais do Festival do Rio.
Em seu currículo, constam a organização de retrospectivas de filmes brasileiros em instituições como o MOMA, em Nova York, e em cidades como Berlim, Lisboa e Pequim. Ela é ainda representante do Festival de Cannes no Brasil, sócia das produtoras MMM Carioca e Janeiro Studios, e membro da Academia Ibero-Latina (Premios Platinos) e da Academy of Motion Pictures and Arts.

Ligia Walper
Jornalista, empresária e cineasta, Ligia é uma profissional multifacetada do audiovisual. Além de produtora, atua como montadora, roteirista e diretora.
Sua carreira na televisão é marcada por produções na RBS TV/RS, onde dirigiu programas como “Jornal do Almoço”, “Fantástico”, “Galpão Crioulo” e diversos programas especiais.
No cinema, sua filmografia inclui a produção de longas-metragens como “Sonho Sem Fim”; “Noite”; “Brizola Tempos de Luta”; “Netto Perde Sua Alma”; “Os Senhores da Guerra”; “Netto e o Domador de Cavalos”; “A Cabeça de Gumercindo Saraiva”; “Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez” e “Edifício Bonfim”, neste último assina a direção. Produziu, ainda, diversas séries, curtas e eventos.

Mariana Barassi
Responsável pelo Curso de Desenvolvimento de Projetos Audiovisuais Iberoamericanos do Programa Ibermedia, diretora e programadora do Festival Márgenes/Work (Madrid) e das residências RAW junto ao DocLisboa, ela integra também a equipe de programação do DocumentaMadrid e do Festival de Cinema de Málaga.
Script doctor para as principais instituições espanholas e membro de júris de vários festivais de ficção e documentários, Mariana seleciona e assessora projetos audiovisuais de longa-metragem e séries da América Latina para o Ventana Sur, Dones Visuals, CIMA, Proimágenes Colombia, La Residencia Navarra, cadeira de produção da EICTV e Nuevas Miradas, Prêmio Julio Alejandro (SGAE), Instituto Cervantes e Beijing Film Academy.
Depois de seu primeiro longa-metragem, “Crónica de una Tormenta”, com Clara Lago e Ernesto Alterio, atualmente prepara seu próximo filme com a Tornasol Media, além de vários outros projetos como roteirista.

Pamela Biénzobas
Consultora, programadora e crítica de cinema, Pamela tem ampla experiência com fundos de cinema, laboratórios, residências e eventos do setor, avaliando e orientando projetos em todas as etapas, além de atuar em festivais moderando debates e coletivas de imprensa. Como escritora freelancer, ela também contribuiu para várias publicações durante duas décadas.
É integrante do comitê de seleção de longas-metragens do Festival de Cinema de Locarno desde 2021. Com 77 edições já realizadas, o festival transforma a cidade, no coração da Europa, na capital do cinema internacional durante 11 dias, com centenas de obras audiovisuais selecionadas em quase mil exibições, trazendo estreias de alguns dos filmes mais importantes e inovadores da temporada.

Raphaela Leite
Raphaela Leite é pesquisadora e consultora audiovisual, começou sua trajetória em 2014 com pesquisa de imagem no longa "Boa Sorte". Entre 2015 e 2017, foi consultora artística na agência Twogether.
Sua experiência inclui a curadoria da Bienal do Livro (2021) e do Festival Ecrã (2023). Desde 2017 na Rede Globo, atuou no Departamento de Desenvolvimento Artístico em projetos como "Assédio" e "Dona do Pedaço". Desde 2021, atua como consultora de dramaturgia, com foco em conteúdo e talentos.
Também participa como consultora e banca em laboratórios de desenvolvimento, como MIMB, Salvador Capital Afro e Frapa.

Rosalía Ortiz
Formada pela ENERC e pela Universidade Nacional das Artes (UNA). Produtora com mais de 20 anos de atuação, fundou a Punctum Sales após identificar a necessidade de maior presença internacional para produções latino-americanas. É integrante da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas da Argentina e da Associação de Produtores Independentes. Além disso, fundou a Punctum Sales ao lado de Candela Figueira, com escritórios em Los Angeles e Buenos Aires, a agência tem como foco descobrir filmes com uma visão única e novos cineastas promissores, levando suas produções para o mercado internacional.

Tereza Gonzalez
Transformou sua paixão pelo audiovisual em uma carreira internacionalmente reconhecida.
Com mais de 30 anos de experiência, ela produziu séries e filmes premiados, como “Se Beber, Não Ceie”, vencedor do Emmy em 2019. Sua trajetória inclui passagens como CEO do Porta dos Fundos e VP na Paramount.
Recentemente, assumiu o cargo de VP Internacional na Conspiração, onde liderará projetos globais de conteúdo.