_Palestrantes

Alice Grossman
Alice Grossman é bióloga com pós-graduação em Zoologia, e dedicou mais de quinze anos à pesquisa e conservação das tartarugas marinhas. É autora de dois livros que abordam as ilhas oceânicas de Fernando de Noronha e Atol das Rocas. Atualmente, é Diretora da EcoNoronha, onde atua desde a implantação do projeto de apoio à visitação no Parque Nacional. Ela vive em Fernando de Noronha desde o início da década de 90.

Ana Marques
Licenciada em Comunicação Social, pela Universidade Nova de Lisboa, instituição onde obteve o grau de Mestre em Cinema e Televisão. Tem uma pós-graduação em Ecoturismo, pelo ISLA – Instituto Superior de Línguas e Administração de Lisboa.
Iniciou a sua carreira na Radiotelevisão Portuguesa, em 1989. De 1993 a 2012, exerceu como freelancer, funções na área da produção, realização e guionismo para televisão, em diversas produtoras independentes. Coordenou o Gabinete de Comunicação do Município de Coruche, seguida da colaboração no Departamento de Comunicação e Marketing Digital no Turismo de Portugal
Desde maio de 2023 que exerce funções na Portugal Film Commission como Diretora Executiva

André Araújo
André Araújo é produtor cultural e doutor em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, onde sua pesquisa se aprofundou em políticas culturais e financiamento ao setor audiovisual.
Com vasta experiência nas áreas de formação, difusão e organização de eventos audiovisuais, André atualmente ocupa o cargo de Coordenador-Geral de Difusão e Internacionalização Audiovisual na Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura.

André Garcia
Além da produção audiovisual para gigantes como Facebook, Netflix, HBO Max e Airbnb, seu portfólio inclui filmes premiados como o documentário "Rogéria, Senhor Astolfo Barroso Pinto" e o terror "Cabrito", bem como "The Phenomenon" (Globoplay) e "Moacyr Luz, o Embaixador dessa Cidade".
Baterista e mineiro, André iniciou sua carreira em 2012 com shows e teatro, mas foi no cinema, em 2014, que ele se encontrou ao fundar a Rodafilmes. Atualmente, ele atua como produtor executivo e colabora com produtoras renomadas como Landia, Conspiração Filmes e Untitled.

Cacau de Paula
Jornalista, formada pela UNICAP, com MBA em Gestão de Marketing e Vendas pelo Cedepe Business School. Foi Secretária de Turismo e Lazer da Prefeitura do Recife e atuou no Marketing da Empresa Pernambucana de Turismo, onde ocupou os cargos de executiva sênior e gestora nacional, além de diretora comercial da Empetur. Também foi gerente de captação de Eventos Internacionais do Recife Convention & Visitors Bureau.
Sempre divulgando a cultura de Pernambuco como o maior diferencial turístico e DNA do estado, assumiu a gestão da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco em agosto de 2023. O foco da sua gestão, alinhado ao plano de governo da governadora Raquel Lyra, é alavancar a cadeia produtiva da Cultura com a geração de emprego e renda, além de salvaguardar e valorizar as tradições do estado.

Christiano Braga
Mestre em Economia e Política da Cultura e das Indústrias Criativas pela UFRGS e com MBA em Gestão focado em Estratégia, sua expertise abrange Comércio Exterior, Gestão Cultural, Cultura e Desenvolvimento.
Atualmente, ele supervisiona a área de economia criativa na Embratur e assessora a presidência em temas de audiovisual e turismo, conectando duas das indústrias mais dinâmicas do país.

Eduardo Brandini
Eduardo Brandini é o Diretor de Parcerias e Responsabilidade no YouTube Brasil.
Com uma sólida formação em Comunicação Social – Rádio e TV pela FAAP, ele aprimorou seus conhecimentos com uma pós-graduação em Gestão Empresarial e Inovação Tecnológica pela ESPM e um Mestrado em Arte, Educação e História da Cultura pelo Mackenzie.
Com 25 anos de experiência na área de comunicação, Brandini construiu uma carreira notável, tendo trabalhado nas maiores emissoras de TV do Brasil, incluindo Globo, SBT, Band e Cultura. Além de sua atuação no YouTube, ele também é professor na faculdade de comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado e Membro da International Academy of Television Arts & Sciences - iEmmy Awards.

Eduardo Loyo
Eduardo Loyo é pernambucano, advogado por formação e possui um MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Ele combina o conhecimento jurídico com uma visão estratégica de negócios.
Desde janeiro de 2023, Eduardo Loyo preside a EMPETUR, a Empresa de Turismo de Pernambuco, liderando os esforços para impulsionar o setor no estado. Sua experiência se aprofunda ainda mais por ter sido conselheiro do Porto de Galinhas Convention & Visitors Bureau, um dos destinos mais importantes do Brasil.
Além de sua atuação institucional, Eduardo é um empresário do setor do Turismo, com uma empresa de gestão hoteleira, o que lhe confere um profundo conhecimento das dinâmicas e desafios do mercado.

Erika Alvarez
Erika Alvarez é Gerente de Políticas Públicas do YouTube desde 2022. Com uma década de experiência, atua na área de Relações Governamentais e Políticas Públicas, com passagens pelos setores de saúde e tecnologia.
É formada em Relações Internacionais e possui um Minor em Relações Governamentais e Institucionais pela ESPM SP/ Universidade Autônoma de Barcelona.

Gabriel Portela
Mestre em Economia, Gabriel tem ampla expertise em advocacy, articulando governos, entidades e a sociedade civil para a valorização do setor.
Sua trajetória conta com uma década de experiência dedicada ao fortalecimento das políticas públicas para o setor audiovisual. Nesse período, ele liderou, inclusive, a estruturação da política audiovisual de Belo Horizonte e da renomada Belo Horizonte Film Commission. Além disso, atuou em funções estratégicas no Ministério da Cultura (MinC) e na Spcine. Atualmente, é consultor e especialista em políticas para o audiovisual.

Gabriela Caetano
Gabriela Caetano é servidora do Ministério da Cultura desde 2013. Com uma sólida formação pela Universidade de Brasília em Letras-Tradução (Inglês), aprofundou seus conhecimentos com uma especialização em Relações Internacionais e um mestrado em Estudos da Tradução, com foco em Acessibilidade Audiovisual. Sua trajetória reflete um compromisso com a comunicação em suas mais diversas formas, especialmente na promoção da inclusão e do alcance cultural para todos.

Gisela Perez
Gisela Pérez, colombiana de Cartagena, atua como gestora cultural e possui vasta experiência em indústrias culturais e criativas, artes e patrimônio.
Sua trajetória inclui mais de 21 anos em cargos públicos e privados, atuando em níveis local, departamental, nacional e internacional. Com formação em direito e ciência política, gestão pública e cooperação internacional, foi bolsista em instituições como a Complutense de Madrid e George Washington University.
Sua atuação se destaca junto a comunidades étnicas como afro-colombianos, raizales e palenqueros, promovendo inclusão e igualdade. Teve papel fundamental na criação de estratégias contra a violência, colaborando com a Comissão para o Esclarecimento de La Verdad, crucial no processo de paz colombiano. Em reconhecimento, recebeu em 2018 o prêmio 'Maria Filippa' do governo da Bahia.
Atualmente, coordena o Festival Internacional de Cinema de Cartagena das Índias (FICCI), levando o poder transformador do cinema a diversas regiões e internacionalizando o evento.

Joana Braga
Bacharel em Turismo e Especialista em Patrimônio Cultural e Arquitetura do Brasil. Servidora da Prefeitura de Porto Alegre desde 2009, atuou no planejamento turístico, como gerente de oferta turística, no desenvolvimento de segmentos e na gestão de contratos e convênios para estruturação da infraestrutura turística. Implantou a Porto Alegre Film Commission e o programa POA Criativa.
Completando dez anos, a Porto Alegre Film Commission buscar promover o destino Porto Alegre para a produção audiovisual e fomentar o turismo cinematográfico local. Compete ao escritório coordenar procedimentos relacionados à realização de atividades audiovisuais em espaços e equipamentos públicos, emitir autorização única, bem como orientar e oferecer apoio logístico aos interessados em filmar na cidade.
Atualmente é Coordenadora de Economia Criativa na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Porto Alegre, com atuação na captação de produções no fortalecimento de mercado, criação de incentivos e como agente facilitador de filmagens de todo tipo de conteúdo audiovisual.

Joelma Gonzaga
Natural de Salvador (BA), há mais de uma década Joelma construiu uma carreira sólida como produtora executiva e criativa, com filmes premiados e exibidos nos principais festivais do mundo — como Cannes, Locarno e Festival do Rio.
Esteve à frente de importantes produções nacionais, como AmarElo - É tudo para Ontem, Breves Miragens de Sol, Doutor Gama, O Enigma da Energia Escura e a longa-metragem ficcional Regra 34.
É membro do Conselho fundador da União Nacional de Produtores Executivos. Atuou ainda em iniciativas de formação como o programa Nicho Executiva, voltado para a formação de produtoras-executivas negras para o audiovisual. Atualmente, é Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura.

Karla Valderrama
Engenheira administradora com MBA de especialização em Criatividade Estratégica, Karla tem 12 anos de experiência nos setores público e privado na gestão de empresas de diferentes indústrias. Atualmente é comissária fílmica de Medellín.
A Comisión Fílmica de Medellín pertence à secretaria de desenvolvimento econômico da Prefeitura de Medellín. Atualmente trabalha em quatro linhas estratégicas: promoção, incentivos, formação e permissões.

Lilian Hangae
Lilian Mitiko Hangae é geógrafa e servidora pública concursada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Desde 2007, com a criação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Lilian atua nas unidades de conservação, com destaque para áreas marinhas, como Paraty, no Rio de Janeiro. Em agosto do ano passado, foi nomeada chefe do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio de Fernando de Noronha. Nesta função, ela lidera a gestão de duas importantes unidades de conservação federais: a Área de Proteção Ambiental e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha.

Luciana Nunes
Luciana Nunes é jornalista, curadora cultural, empreendedora social e, por missão de vida e paixão profunda, também plantadora de florestas. Em Fernando de Noronha, com o projeto Lab Noronha Pelo Planeta, ela fez brotar uma floresta onde antes havia um lixão, um gesto radical de amor e transformação.
Luciana propõe um novo jeito de olhar para o turismo – que ela chama de turismo de pertencimento, turismo afetivo-florestal ou turismo do deslumbramento e da escuta. Para ela, não é mais sobre ir a um lugar, mas se deixar tocar por ele. Mais do que um projeto de vida, "Cultivar" é uma forma de estar no mundo. É um convite à reconexão com o que somos: natureza.

Marcelo Monfort
Marcelo Monfort é Subsecretário de Grandes Eventos do Estado do Rio de Janeiro pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ).
Com uma trajetória de 30 anos dedicados à vida pública e ao setor de eventos, Marcelo Monfort é uma figura chave por trás de projetos que transformaram a cidade e o estado do Rio de Janeiro. Ele liderou a articulação de eventos grandiosos como o memorável show do Alok em Copacabana, o icônico Carnaval da Sapucaí, e os históricos shows de Madonna e Lady Gaga. Além disso, foi fundamental na realização das quatro edições da Expo Rio Turismo, a maior feira do setor no estado.

Marcio Santiago
Advogado e empresário, ao longo de sua carreira participou do planejamento para divulgação do Brasil em vários eventos internacionais, em parceria com a Embratur e Ministério do Turismo. Junto ao Brasil C&VB, busca promover o país como sede de eventos, promovendo a captação, geração e incremento de eventos culturais, comerciais, industriais, técnicos e científicos. O objetivo é atrair e aumentar o fluxo de visitantes de todas as regiões do Brasil e também de outros de outros países.
Foi presidente e fundador do IBARTED (Instituto Brasileiro de Turismo e Tecnologias Educacionais), Secretário Executivo do Conselho Estadual de Turismo do Estado de São Paulo, Conselheiro Titular do Conselho Nacional de Turismo e realizador dos Salões Regionais de Turismo de SP, do Guia dos 100 Destinos Imperdíveis do Estado de São Paulo, entre outros. Atualmente, é presidente do Brasil Convention & Visitors Bureau

Marcio Tavares
Márcio Tavares possui uma extensa e relevante experiência na área de gestão cultural e políticas públicas. Entre 2011 e 2012, atuou como diretor administrativo da Secretaria da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC-RS). Posteriormente, de 2012 a 2014, foi Diretor de Museus e Patrimônio da SEDAC-RS, onde também assumiu a diretoria do Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul e do Memorial do Rio Grande do Sul.
Em 2014, Márcio foi o fundador do Museu dos Direitos Humanos do Mercosul. No ano de 2015, atuou como curador adjunto da 10ª Bienal do Mercosul – mensagens de Uma Nova América.
Sua trajetória em políticas públicas incluiu a atuação como Assessor Técnico da Comissão de Cultura do Partido dos Trabalhadores entre 2016 e 2017. Em 2022, destacou-se como Coordenador Executivo do GT de Cultura do Gabinete de Transição.
Atualmente, Márcio Tavares é Secretário Executivo do Ministério da Cultura.

Maria Samara
Cientista social, mestre e doutoranda em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Maria Samara é pesquisadora nas áreas de trabalho artístico e relações de gênero. Além disso, atua como realizadora audiovisual, curadora, parecerista de projetos culturais e júri de festivais de cinema.
Atualmente, é Coordenadora de Audiovisual na Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult/PE)

Marieta Langeani
Marieta Langeani é uma profissional com uma trajetória tão única quanto inspiradora.
Advogada por formação e apaixonada marceneira, ela atualmente aprofunda seus conhecimentos em Design de Produto na Alemanha, estabelecendo uma ponte entre o rigor jurídico, a criatividade manual e a inovação.
No Lab Noronha, está desenvolvendo uma pesquisa sobre o reaproveitamento de resíduos, onde explora a integração entre a prática consciente, a sustentabilidade e o design social, pavimentando caminhos para soluções mais criativas e responsáveis.

Michele Roth
Michele Roth une suas paixões como turismóloga e fotógrafa. Paulistana de nascimento, seu coração encontrou lar e identidade em Fernando de Noronha, onde reside há 21 anos, profundamente enraizada na beleza e na cultura do arquipélago.
Atualmente, canaliza sua paixão e visão empreendedora na Galeria Noronha, um espaço concebido com um propósito inspirador, dedicado a sensibilizar moradores e visitantes, convidando-os a uma jornada de reconexão através da arte, do consumo consciente e do bem-estar.

Nathália Körössy
Com uma sólida formação, incluindo Doutorado em Desenvolvimento Urbano (UFPE), Mestrado em Geografia (ULisboa) e em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFPE), a professora é uma referência na área.
Sua expertise abrange a coordenação de pesquisas em turismo audiovisual, com foco em film commissions, políticas públicas e gestão de destinos turísticos. Ela também atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Hotelaria e Turismo (PPHTur/UFPE) e é pesquisadora do Laboratório de Estudos Turísticos (LETs).

Paulo Senise
Turismólogo e professor de inglês, tem experiência em marketing internacional de produtos e destinos turísticos, tendo ocupado posições em diretorias de marketing, vendas e desenvolvimento de redes hoteleira como Sheraton e Inter-Continental.
Senise teve ainda cargos em empresas públicas de turismo, como gerente de marketing da Riotur e presidente da Turisrio, respectivamente empresas oficiais de turismo do Município e do Estado do Rio de Janeiro. Foi sócio fundador da Brazil Destination Marketing de Turismo Ltda e diretor executivo do Brasil Convention & Visitors Bureau

Pedro Severien
Sua filmografia é reconhecida por filmes premiados como “Canção para minha irmã” e “Loja de Répteis”, que circularam por festivais nacionais e internacionais. O longa “Todas as cores da noite” (2015) marcou sua estreia no Slamdance e garantiu prêmios no Festival de Vitória. Mais recentemente, “Fim de semana no paraíso selvagem” (2022) consolidou sua obra com mais de vinte prêmios.
Com mestrado em Produção de Cinema e TV pela Universidade de Bristol e doutorado em Comunicação pela UFPE, Severien aprofunda suas reflexões como autor dos livros “Quando as luzes artificiais se apagam” e “Recife Ocupação Cinema”.
Sua produção intelectual e artística explora o cinema e o direito à cidade, investigando profundamente a relação entre estética e política. Hoje, ele divide seu tempo entre a importante função de curador e programador no Cinema São Luiz e a docência na especialização em Narrativas Contemporâneas da Imagem da Unicap.
Atualmente, é analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e coordenador de comunicação social do Instituto Chico Mendes desde agosto de 2023.

Ricardo Peng
ormando em jornalismo pela UFPR com especialização em Gestão Pública pela ENAP, atuou na Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República e na EBC, e na gestão de unidades de conservação federais no ICMBio.
Atualmente, é analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente e coordenador de comunicação social do Instituto Chico Mendes desde agosto de 2023.

Roberto Gevaerd
Roberto Gevaerd é Bacharel em Direito pela PUC Rio e possui pós-graduação em Administração Pública. Com experiência em cooperação técnica e execução de convênios entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio e o Ministério da Justiça, ele também atuou como pesquisador sênior da Anistia Internacional Brasil. Roberto foi, ainda, Chefe de Gabinete do Deputado Federal Marcelo Freixo.

Yasmim Neves
Gestora administrativa e produtora cultural, natural do Recife. Mulher preta, de terreiro, filha de Iansã, atua com finanças, orçamento público, planejamento e políticas culturais.
Atualmente atua como Secretária Executiva de Cultura de Pernambuco e trabalha para fortalecer uma gestão cultural afetuosa, inclusiva e comprometida com a diversidade e a valorização das expressões populares.

Zé Martins
José Martins da Silva Júnior, conhecido como Zé Martins, é um renomado oceanógrafo com uma trajetória dedicada à conservação marinha. Formou-se em 1988 em Oceanografia Biológica e Geológica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande, complementando a formação com mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Oceanografia Biológica da Universidade Federal de Pernambuco em 2005.
Em 1990, criou e, desde então, coordena o Projeto Golfinho Rotador. Este programa de manejo de fauna "in situ" foca na proteção dos golfinhos-rotadores em Fernando de Noronha e é executado pelo Centro Golfinho Rotador, com patrocínio da Petrobras. Também foi fundador e Presidente do Centro Golfinho Rotador de 1992 a 2006.
De 2007 a 2022, atuou como Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), contribuindo significativamente no Centro Mamíferos Aquáticos e na Área de Proteção Ambiental de Fernando de Noronha. Sua experiência abrange as áreas de Ecologia Comportamental, Cetologia, Educação Ambiental, Unidades de Conservação, Ecoturismo e Organização em Rede.
Além de sua atuação científica e conservacionista, possui um talento audiovisual notável, tendo participado como diretor, cinegrafista e/ou roteirista em mais de cinquenta documentários e reportagens em vídeo.